CURRÍCULOS
PROPOSTA CURRICULAR DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGES
A Secretaria Municipal da Educação de Lages tem como objetivo deflagrar no ano de 2011 em todo Sistema Municipal um processo de debate, estudos e reflexão sobre o conceito de Currículo. Seu processo de elaboração acontecerá de forma participativa e democrática, em todas as Unidades Escolares do Sistema Municipal de Educação, envolvendo os segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Itinerante.
Sem deixar de incluir os Projetos desenvolvidos pela SEML, como: Projeto de Atividades Culturais Complementares - PACS, Programa Mais Educação, Segundo Professor, Assistência Pedagógica e Atendimento Educacional Especializado - AEE. Também o CPP, as Orientadoras Pedagógicas, a equipe de Formação Continuada Municipal e os Gestores de EMEBs e CEIMs.
Essa necessidade se dá diante de um contexto social, cultural, político e pedagógico que se mostra complexo e desafiador, onde faz-se necessário significar a organização curricular, percebendo-a de forma global, mas sem esquecer as peculiaridades de nosso próprio meio, bem como observar o que refere os documentos norteadores como o MEC, Diretrizes e Parâmetros Educacionais. Com as atuais orientações e documentos já elaborados, percebe-se a necessidade de uma mudança significativa na estrutura educacional municipal de Lages, como forma de garantir o sucesso dos educandos no seu processo de aprendizagem e formação humana.
Esse processo de reflexão teve seu desencadeamento em 2010, quando da revisão do Projeto Pedagógico da SEML e das Unidades Escolares, bem como o Planejamento Estratégico. Portanto, como forma de ampliar as reflexões sobre a Educação Municipal de Lages e de Currículo torna-se necessário ressignificar a compreensão de concepção, que norteia os conteúdo, as formas de avaliação e demais conceitos que orientam a função pedagógica e social da escola; sempre pensadas de forma articulada com o Projeto Pedagógico do Sistema Municipal de Educação, denominado de "Projeto Conhecer: a exelência do ser na busca do saber e do fazer".
Projeto Conhecer
Diante da necessidade de organizar esta complexa estrutura que é a educacão, o Projeto Pedagógico da SEML tem a função de mediar as Diretrizes gerais e legais determinadas pelas políticas educacionais oficiais, tendo em vista as reais condições da escola e o que está previsto em seu PP; sempre considerando o contexto social, econômico e cultural das Unidades. Nesse sentido, Sacristán (2000, p.09) compreende que:
È por esse motivo que a SEML tem por intento estabelecer em 2011 um processo de discussão, reflexão e sistematização, atualizado com sua concepção educacional, culminando com a elaboração de uma Proposta Curricular Municipal.
Para tal, organizou-se um calendário de encontros com os diversos segmentos e níveis educacionais denominados de Grupo de Trabalho - GT, onde no primeiro momento as discussões perpassarão as fases e processos fundamentais por meio dos quais a organização currícular se conforma como prática escolar; e num segundo momento pretende-se refletir dentro de uma noção mais ampla de educação, qual o tipo de sociedade, sujeito e educação adota-se no Sistema Municipal. Pois à cada uma destas noções corresponderá um tipo de conhecimento, um tipo de currículo. E essa questão nos traz a necessidade de compreender o currículo no sentido mais amplo de seu termo.
A qualidade da educação e do ensino tem muito a ver com o tipo de cultura que nela se desenvolve, que obviamente ganha significado educativo através das práticas e dos códigos que a traduzem em processos de aprendizagem para os alunos. Não tem sentido renovações de conteúdos sem mudanças de procedimentos e tampouco uma fixação em processos educativos sem conteúdos de cultura.E as práticas escolares tem muito a ver com os discursos, tradições e teorias, bem como as perspectivas dominantes em torno da realidade do currículo, seguindo determinado sistema educativo.
È por esse motivo que a SEML tem por intento estabelecer em 2011 um processo de discussão, reflexão e sistematização, atualizado com sua concepção educacional, culminando com a elaboração de uma Proposta Curricular Municipal.
Para tal, organizou-se um calendário de encontros com os diversos segmentos e níveis educacionais denominados de Grupo de Trabalho - GT, onde no primeiro momento as discussões perpassarão as fases e processos fundamentais por meio dos quais a organização currícular se conforma como prática escolar; e num segundo momento pretende-se refletir dentro de uma noção mais ampla de educação, qual o tipo de sociedade, sujeito e educação adota-se no Sistema Municipal. Pois à cada uma destas noções corresponderá um tipo de conhecimento, um tipo de currículo. E essa questão nos traz a necessidade de compreender o currículo no sentido mais amplo de seu termo.
O enfoque ao qual nos propomos abordar, pretende levar em consideração o Currículo como espaço no qual possamos aprofundar a busca, construção e sistematização de uma organização curricular, de forma coletiva e democratica, onde por Educação, segundo Moreira (2002), "ensina-se e aprende-se conhecimentos mais repeitosos dos diferentes sujeitos e das realidades em que vivem, úteis na definição de um projeto de vida e sociedade".
Para tanto, algumas constatações são fundamentais para de início pensarmos uma organização curricular :
- a diversidade de interesses na construção das políticas educacionais
- as ideologias que configuraram e configuram o modelo educacional Brasileiro
- as relações de poder e intencionalidades que foram historicamente instaladas no currículo
- as organizações curriculares tem como pano de fundo determinado tipo de sujeito, sociedade e educação
- atualmente as orientações referente ao desenvolvimento do currículo da educação básica são baseadas nas avaliações de caráter nacional (vestibular) e no livro didático.
ü Educação no Campo
ü Educação de Jovens e Adultos
ü Educação e Direitos Humanos
ü Educação Ambiental
Nesse sentido, segundo Moreira e Candau:
As experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.
(Indagações sobre Currículo, p.18)
Como material de apoio para leituras iniciais, oportunizamos neste blog um conjunto de encartes disponibilizado pelo MEC, 2008, como forma de iniciar um processo de reflexão sobre Currículo Escolar com os gestores, orientadores, professores e funcionários das UEs.
Desejamos boa leitura e reflexões à todos e à todas.
Outro material de apoio é: Currículo Escolar, algumas reflexões; Suplemento Pedagógico APASE, cujos textos oportunizam uma breve contextualização histórica do currículo e as políticas que asseguram e determinam sua efetivação na escola.
O Suplemento dispõe dos seguintes artigos:
- História da Educação e o Currículo Escolar;
- Políticas para o Currículo Escolar: significado e implicações para a Escola;
- Reforma do Estado e Política Educacional:
- o contexto para a Reforma Curricular em Tempos Neoliberais;
- Currículo e História de Vida;
- Escola e Currículo: a discussão necessária;
- Depoimentos; Resenhas.
Currículo Escolar: algumas reflexões...
Nesse sentido, para efetivar e sistematizar algumas reflexões curriculares, segue abaixo o cronograma de Grupo de Trabalho - GT, articulando todos os segmentos e níveis da Educação Básica Municipal de Lages.
Para o primeiro semestre de 2011 os encontros de Grupos de Trabalho - GT seguem calendário da Formação Continuada, denominado como Currículo (destacado em vermelho e disponível na página inicial deste blog), organizadas por ano e disciplinas. Cabe salientar que o professor tem a opção de participar das discusões em dois períodos, um no seu horário de trabalho e outro no contraturno, podendo compensar da hora atividade. Essas participações serão computadas nas horas de certificação das formações.
Nesse sentido, para efetivar e sistematizar algumas reflexões curriculares, segue abaixo o cronograma de Grupo de Trabalho - GT, articulando todos os segmentos e níveis da Educação Básica Municipal de Lages.
Para o primeiro semestre de 2011 os encontros de Grupos de Trabalho - GT seguem calendário da Formação Continuada, denominado como Currículo (destacado em vermelho e disponível na página inicial deste blog), organizadas por ano e disciplinas. Cabe salientar que o professor tem a opção de participar das discusões em dois períodos, um no seu horário de trabalho e outro no contraturno, podendo compensar da hora atividade. Essas participações serão computadas nas horas de certificação das formações.
CRONOGRAMA ___________2011/2012 | ||
1º SEMESTRE 2011 | PÚBLICO ALVO | PARCERIAS |
Envio de material para leitura, à todas as unidades escolares | EMEBs – CEIMs, EJA, Educação do Campo, Itinerante | Comissão responsável |
Entrada nas reuniões e formações | EMEBs – CEIMs, EJA, Educação do Campo, Itinerante | Comissão responsável |
Criação de GTs – Grupos de Trabalho – por anos e áreas de conhecimento. | Professores das EMEBs e CEIMs. | Comissão responsável Formação, UNIPLAC, mestrado |
Criação de um blog: formacacontinuadaseml.blogspot.com | Professores Sistema Municipal | SETE SEML e Comissão responsável |
6º Congresso de Educação da Região Serrana 19 e 20/07/2011. Repensando o Currículo Escolar como Instrumento de construção de sujeitos. | Sistema Municipal, Rede Estadual e Privada de Ensino. | Palestrante: Elvira Souza Lima Tema: “Currículo e Desenvolvimento Humano”. |
2º SEMESTRE 2011 | ||
Ampliar GTs por área do conhecimento ou anos. (Matemática, Português, Ciências, História, Educação Física, Inglês, Arte, Literatura) | EMEBs, CEIMs, EJA, Educação do Campo, Itinerante | Comissão responsável Formação, UNIPLAC, mestrado |
Socialização entre EMEBs e CEIMs | EMEBs e CEIMs | |
1º SEMESTRE 2012 | ||
Seminários | Por áreas de conhecimento e segmentos | UNIPLAC |
2º SEMESTRE 2012 | ||
Congresso em torno da Temática | Aberto ao público em geral | Palestrantes |
Sistematização | SEML |
Nesta primeira etapa de formações Currículo, e nos diferentes segmentos por Grupos de Trabalho - GT foi utilizado como discussão norteadora o material disponibilizado abaixo, sendo diferenciado entre Educação Infantil e Educação Básica. Salientamos que todos podem acessar e usufruir nas Paradas Pedagógicas e reuniões nas UEs, ampliando as discussões de acordo com cada segmento e UE: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Itinerante; e ainda os Projeto de Atividades Culturais Complementares - PACS, Programa Mais Educação, Segundo Professor, Assistência Pedagógica e Atendimento Educacional Especializado - AEE.
Formação Educação Infantil 1ª etapa
Formação 1ª etapa - Indagações
Como discussão para a segunda etapa disponibilizamos o material a ser discutido nas formações, conforme segue abaixo:
Formação 2ª etapa - Concepções
Também, neste processo de construção, importa-nos muito as críticas, sugestões e até encaminhamentos das UEs. Para tal, podem ser feitos pelo email: curriculoeducacao@bol.com.br, ou mairaestetic@bol.com.br (o mais utilizado).
Lembrando que está aberto o CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LAGES, Edital PML01/2011.
As inscrições estão abertas até dia 13/10/2011, no site do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, disponível no site http://www.ibam-concursos.org.br/documento.asp?cod=4, ou pelo site do SIMPROEL disponível em http://www.guiamais.com.br/ ou www.blogsimproel.com.br/.
Segue indicação de sites para consultas:
www.anped.org.br - Para verificar os artigos publicados neste site, clicar em - reuniões anuais (lado esquerdo da tela). Optar entre as várias reuniões já realizadas nos anos anteriores. Para acessar, clicar em Trabalhos, do qual a ANPED dispõe de 24 GTs, sendo um destes direcionado ao Currículo.
www.scielo.br - Para verificar os artigos publicados neste site, deve-se optar entre os itens disponíveis na página inicial - periódicos, artigos ou relatórios. Clicar no item desejado e/ou digitar palavra chave, ex: currículo, e em mostrar índice. Aparecerá varios temas.Clicar em pesquisa. Escolher título desejado e clicar em texto em português.
Outros sites:
Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (teses, dissertações) : http://www.capes.gov.br/
Domínio público – www.dominiopublico.gov.br
Biblioteca virtual ibict – www.ibict.br (para baixar ou fazer comut)
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
CENPA - Centro de Potencialização da Aprendizagem
ISEP - Instituto Superior de Estudos Pedagógicos
Biblioteca Virtual de Educação: http://bve.cibec.inep.gov.br/
Catálogo da Biblioteca - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
IBICT - Portal de Periódicos e Repositórios de Acesso Livre: http://www.ibict.br
Sugestão de Videos:
Sugestão de Videos:
Video Educadores do Brasil - Paulo Freire
Agradeçemos a participação de todos e todas nas formações sobre Currículo!